segunda-feira, 21 de novembro de 2011

As malformações dentárias!

Malformações dentárias compreendem um conjunto amplo de anomalias atualmente encontradas em grande parte da população mundial. Estas anomalias incluem defeitos dentários de forma, número e função ou posição como, por exemplo, hipodontia, agenesia, dentes supra-numerários e alterações no formato dentário.
A maioria das anomalias é causada por defeitos genéticos herdados ou é resultado de mutações genéticas espontâneas. As causas podem ser ambientais, traumáticas ou nutricionais que poderão se desenvolver ou tornar-se clinicamente aparente em qualquer momento durante a vida de um indivíduo.



Exemplo:

Síndrome de Prader-Willi caracteriza-se por hipotonia (doença na qual o tónus muscular está anormalmente baixo, o que provoca um grande diminuição na força muscular e uma certa “flacidez” no corpo) severa, choro fraco e dificuldade para alimentar-se.



As malformações não são consideradas um problema de saúde pública, porém, esses “defeitos” podem causar alterações estéticas graves e prejuízos da função do órgão dental. Uma agenesia consiste na condição anormal do desenvolvimento na qual um ou mais dentes não se formam durante sua germinação, atingindo dentes decíduos (de-leite) e permanentes, sendo os mais comumente atingidos: terceiro molar (siso), segundo pré-molar superior e inferior e os incisivos laterais superiores.
Para o desenvolvimento normal, sem mutações de genes e sua germinação, estão sendo analisados a influência do ácido retinóico, dexametasona e vitamina D como agentes externos teratogênicos. Essas drogas podem regular a atividade transcricional de genes necessários para a boa formação dos dentes, mas os estudos não estão concluídos. Enquanto isso os únicos recursos para a “correção” de dentes malformados são as restaurações estéticas, próteses dentárias e extrações em alguns casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário