quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A preucupação com a beleza !



Você sabe o que a Cristina Aguilera (foto acima), Natalie Portman, e Thaís Araújo têm em comum?
Aliás pior ainda é que elas são magras também até quando estão grávidas. Pernas e braços finos, quase sem gordura e inchaço, e uma barriga redondinha têm sido exibidos pelas celebridades durante os nove meses de gestação.
Esse é o desejo da maioria das mulheres que engravida, mas concretizá-lo depende de uma boa dose de genética, além de investimentos, um estilo de vida saudável e acompanhamento médico.
O culto à boa forma das famosas grávidas é tanto que pode gerar distorções na cabeça das gestantes da vida real. Em busca de um corpo bonito, algumas delas podem cometer exageros que comprometam a sua saúde e a do bebê.
Exercícios e alimentação controlados são muito bem-vindos, claro. Mas eles devem estar a serviço do bem-estar e não da estética. Na gestação, a gente não se preocupa com a estética, mas sim com a saúde materna e fetal. Se você tiver uma alimentação adequada, terá também uma estética apropriada.
A lista de famosas que conseguem se manter magras na gravidez é grande. Inclui também a personal stylist de celebridades Rachel Zoe, a atriz Selma Blair, e as brasileiras Letícia Birkheuer, Juliana Silveira e Daniele Suzuki. Isso para citar as mais recentes. Carla Bruni, ainda grávida, e Gisele Bündchen, que teve Benjamin em 2009, esconderam as gestações até elas estarem bem avançadas, e provocaram discussões na mídia internacional sobre se estavam ou não à espera de um bebê. Em 2008, a apresentadora Fernanda Lima ficou grávida de gêmeos e, mesmo assim, exibiu um corpão. Um ano depois, a cantora Claudia Leitte deu à luz depois de uma gravidez exuberante e chegou a levantar rumores de que havia feito plástica logo depois do parto, já que recuperou a forma de antes muito rápido.
Essa tendência levou especialistas americanos e europeus a discutirem o que eles chamam de “mommyrexia“.

É claro que as celebridades têm uma relação diferente com o corpo, já que trabalham com a imagem. Mas, para muitos, a vaidade e a obsessão de algumas mulheres por serem admiradas e desejadas se estendem para a gravidez, e influenciam a relação das outras gestantes com seus próprios corpos.
Isso não significa que a preocupação em se sentir bonita e desejada são ruins.

O problema está no exagero. Alimentação controlada não é sinônimo de dieta e a mãe precisa garantir que o feto receba todos os nutrientes necessários, como proteína, ferro, minerais e vitaminas. Do contrário, poderá ficar abaixo do peso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário