quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Médicos listam cuidados com a beleza que estão liberados na gravidez!

Para não perder a beleza durante a gravidez e cuidar com segurança da pele, unhas e cabelo, é preciso conhecer quais produtos e tratamentos estão autorizados. Os esmaltes, por exemplo, podem ser usados sem problemas.
“Mas se a gestante tiver histórico de alergia deve usar os hipoalergênicos. A acetona, que resseca a unha e tem cheiro forte, deve ser substituída pelo removedor de esmalte“, indica Emerson Andrade Lima, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A dermatologista Carla Vidal aconselha que as gestantes mantenham a cutícula. “É uma área de proteção à defesa do organismo. Não deve ser retirada, sobretudo nesta fase”, aconselha.
Hidratantes específicos para grávidas e aqueles rotulados como naturais estão liberados. “O ideal é que o médico analise a fórmula do produto. Também é melhor confiar em produtos de laboratórios conhecidos, que a gestante já tenha usado”, lembra Lima. Já Carla Vidal alerta que algumas substâncias são proibidas, como a ureia e o ácido retinoico. “Muitos cremes vendidos em farmácia contêm ureia”.

Outra preocupação é com o aparecimento de manchas escuras na pele, devido à combinação dos hormônios típicos da gravidez com a exposição à luz solar ou artificial, como aquelas de escritórios. “O uso do protetor solar é ainda mais necessário durante a gravidez. Faça frio ou sol, dentro ou fora de casa, pele de grávida deve estar protegida”, alerta o diretor da SBD.
Para os pelos, as restrições são mais severas. Não use produtos descolorantes e cremes depilatórios, pois eles contêm substâncias químicas. As ceras do tipo natural, com mel, por exemplo, são liberadas. Carla diz, porém, que o produto pode causar escurecimento da pele e o aparecimento de foliculite. “O melhor é usar a lâmina”, diz.

Pintar os cabelos não é indicado. “Nenhum estudo científico comprova que faça mal, mas a maioria dos médicos não indica”, alerta Zlotnik. Eduardo Souza, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, explica que o problema está no contato da química com a raiz.
“Qualquer substância química que for aplicada no couro cabeludo será absorvida”, diz. Luzes e mechas feitas só nas pontas, lembra Souza, são permitidas, com cautela. Alisamentos devem ser descartados. Xampus e condicionadores não têm restrições. “Mas prefira os naturais, com formulações leves”, indica a dermatologista Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário